USO DE CÂMERA FOTOGRÁFICA NA SALA DE AULA

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A maioria das pessoas possuem um câmera digital em seu bolso,sem considerar sua qualidade quanto ao  megapixels ( quanto maior for, a imagem será melhor).



Tornamos as nossas explicações a cerca de fotografias "aéreas" para os alunos a partir de um aparelho muito comum:  o "celular", este na sua maioria possuem câmeras digitais ou VGA. 

Não importando analisar tal especificidade tecnológica, pelo fato do objetivo ser a  realização de "captura de imagens de objetos". 

Fazendo alusão ao conteúdo de escala geográfica e a sua relação da realidade com o representado no papel, propomos nessa atividade uma maior proximidade dos alunos com os mapas oficiais no que tange a compreensão do trabalho realizado pelos cartógrafos na confecção das cartas geográficas. A redução numérica é um dos problemas de entendimento por parte de muitos alunos, por isso sugerimos essa atividade simples, mas de grande validade para a compreensão de redução de escala.

ETAPAS DE CAPTURA DE IMAGENS

1 - Sobre o birô coloque vários objetos de tamanhos variados (caneta, carrinhos, prego, clipes, borracha, folhas de plantas, e etc...).

2 - O fotógrafo (aluno) com a ajuda do professor (a) irá focalizar a câmera em dois focos (um de cada vez): 

No foco 1, todos os objetos deverá ser fotografados de uma só vez;

No foco 2, deverá focalizar os objetos que estiverem no centro do birô (contanto que não repita o foco 1).

ATENÇÃO: para tomar o ponto de partida para as análise (ponto norte) será considerado a posição do fotógrafo em relação ao birô e aos objetos, ou seja, a sua frente em relação a ambos será o norte. Utilizando a rosa dos ventos marque nas bordas do papel da fotografia os pontos cardeais.

OBS: Algumas câmeras dá a opção de aproximação ou afastamento digital, neste caso para cada foco anote quantas vezes o foco foi aproximado ou afastado. Se não quiser usar este recurso deve-se usar o afastamento ou aproximação da câmera em relação ao foco.

3 - O professor (a) deve se encarregar de imprimir as fotografias para análise das escalas juntamente com os alunos.



ETAPAS DE ANÁLISE DAS IMAGENS

1 - Observar cada imagem com paciência para identificar os elementos em suas características particulares, bem como sua posição em relação ao foco.

2 - Tome as medidas se possível com uma régua de todos objetos na fotografia, fazendo uma tabela com as seguintes descrições.

Objeto/nome
Tamanho/cm
Localização
Cor/textura
caneta
4 cm
sul
Sólida/fosca

3 - Após as medidas nas imagens faça a mesma tabela tomando as medidas reais com a mesma régua.

Objeto/nome
Tamanho/cm
Localização
Cor/textura
caneta
18 cm
sul
Sólida/brilho

4 - Faça um simples cálculo de subtração do tamanho dos objetos

Ob=TR-Ti=D
ONDE:
Ob= objeto representado
TR= tamanho real do objeto
Ti= tamanho do objeto na imagem
D= número de vezes da distorção

5 - A localização é tomada como base os pontos cardeais e colaterais da rosa dos ventos, para especificar nos hemisférios: norte,sul, leste  ou oeste.


SUGESTÃO

Quando todo o trabalho estiver concluído faça um breve debate melhorando o entendimento dos alunos em relação ao conteúdo e tire as dúvidas.



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Laboratório de ensino de geografia. Blog utilizado como processo avaliativo.
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