ABUSCA DE INFORMAÇÕES NA INTERNET

sábado, 29 de outubro de 2011


A internet é uma das fontes de informação mais visitada no mundo . A necessidade de se obter "conhecimento" rápida a respeito de determinada área ou ciência é assustador. Utilizando tal recurso em ambiente escolar é uma excelente oportunidade de contribuir com a filtragem e análise das informações recebidas pelas mentes individuais dos seus alunos.

Para ter grande proveito nesta atividade são necessárias regras rígidas quanto aos tipos de buscas por conteúdos, manter a atenção na atividade é de suma importância para que não ocorram devaneios ou fugas dos objetivos propostos. De modo singelo a busca nesta ferramenta é bem fácil e rápida, porém, precisa saber que, a busca deve ser sempre específica no cerne da temática, ou seja, ao digitar uma palavra ou frase ela precisa estar coerente com a especificidade do assunto. 

Vejamos: quando digitamos "casa" na caixa de pesquisa, uma lista enorme de links aparecerão e você terá que ler as descrições iniciais dos links para se ter uma noção da utilidade daquele conteúdo; porém se você digitar "casa feita de madeira" os primeiros links terão maior afinidade na sua busca, e com isso haverá um ganho maioor de tempo.





A rede mundial de computadores apesar de ser útil e pública, exigi critérios para manipulá-la, ao nosso interesse. Sugerimos algumas práticas simplórias, mas de utilidade estudantil muito grande para alunos e professores. Cabe ressaltar que esta tarefa pode ser realizada tanto em Laboratórios (se a escola dispuser), Lan House (por conto do próprio aluno) ou na Residência de cada aluno como atividade de "casa".


O QUE É UM BUSCADOR NA INTERNET?
são os sites utilizados para procurar informações na internet.



ANTES DE FAZER UMA PESQUISA NA INTERNET
( para fazer trabalhos escolares)
1 - Busque em livros, jornais, revistas ou de terceiros prévias informações do assunto a ser pesquisado.

2 - Utilize um buscador de grande utilidade pública ( A Google por exemplo)

3 - Digite frases ou palavras bem específicas ao tipo de conteúdo que precisa.

4 - Geralmente os primeiros links da primeira página da busca, tem afinidade ao que você procura.

5 - Só depois de ter lido a descrição do link que lhe interessa você deve clicar.

6 - Após abrir o site, filtre as informações buscando no próprio site ou no final do conteúdo se possui alguma referência.

7 - Com uma breve leitura das informações adquiridas faça novas buscas para confrontar e verificar se há contradições alarmantes, se houver provavelmente você deverá descartá-las.

 BUSCADOR MAIS POPULAR

Qualquer buscador faz o papel de apresentador de links, porém, existem alguns que detém um maior índice de utilidade popular, é o caso do GOOGLE, este não só possui a ferramenta de busca como também servidores potentes em capacidade de armazenamento e processamento de dados, isto é o que coloca em destaque nas buscas da internet. Existem outros que por ser de estrutura básica não é muito utilizado.



SUGESTÕES DE ASSUNTOS A SEREM PESQUISADOS

1 - Cidade e Urbanização
2 - Deslizamentos e/ou Movimento de massas
3 - O lixo e o seu destino
4 - Desmatamento e Queimadas
5 - Aquecimento global e as Secas


ATIVIDADE PARA OS ALUNOS

1 - Cada aluno fará uma pesquisa no buscador Google escolhendo um dos temas sugeridos.

2 - Imprimir o tema pesquisado colocando a fonte do site que possui o conteúdo (o Google apenas vai dar o endereço, portanto Google não pode ser a fonte).


ANÁLISE DO PROFESSOR

1 - Faça uma prévia pesquisa no Google sobre todos os temas, anotando os sites da primeira página de cada conteúdo pesquisado.

2 - Compare se os textos de buscas, na medida do possível para se ter  certeza da correta utilização da ferramenta  de busca pelos seus alunos na internet.

3 - Fale com os seus alunos de possíveis erros tais como: falta de atenção ao fazer impressão de conteúdo de outra página, quando na primeira já continham informações suficiente. Isto é possível identificar pela listagem dos sites feito pelo professor(a).

4 - Os textos com fontes iguais (da primeira página) serão classificados como fonte segura, os das demais páginas serão considerados como fonte insegura.

5 -  O sentido de seguro e inseguro, diz respeito a confiabilidade dos internautas pelo número de visitas ao portal, isto o coloca em destaque nas buscas, bem como  seu conteúdo apresentar referências bibliográficas por exemplo.

 OBSERVAÇÃO

Esta atividade pode ser aplicada a qualquer turma de alunos que disponham de : conhecimentos mínimos de informática  e condições de acesso a computador conectado a internet.






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Laboratório de ensino de geografia. Blog utilizado como processo avaliativo.
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