A ÉTICA NÃO MORREU

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ensinar a ética na sala de aula requer do professor um entendimento diversificado, da definição e conceituação temática. Esta colocada em prática difere nos ambientes, nas épocas, nas culturas e nas profissões dos indivíduos.


A princípio pedimos um trabalhos de pesquisa para os alunos buscarem as informações nos dicionários, livros, periódicos ou na internet. Tais requesitos só é bem vindo depois dos pronunciamentos por parte da turma com um debate caloroso, com dinâmicas e "resolução de dúvidas".

Acredito que seria muito proveitoso essa forma de dar início a um estudo transversal de suma importância para a sociedade, pelo "simples" fato de se perceber que na população, essa prática pode ser em muitos casos imperceptível, ou camuflada com a tal conveniência; ignorada nas atitudes corriqueiras algumas pessoas consideram a evidência de atitudes éticas no cidadão de modo pontual e por classe, por isso, cabe ao mestre desvendar principais conceituação da palavra ética, bem como de sua semelhança com a outra "irmã":  moral.

Deve-se compreender a ética em uma conceituação básica, mas não  estática, isto  é, o essencial para alavancar um maior  interesse dos alunos. Desde que, a relação com local seja pertinente a realidade do estudante, com a mais clareza possível em exemplos e exercícios práticos na ambiência escolar, residencial e comunitária. Destarte optamos pela conceituação adaptada de ética como: conjunto de regras e valores que regem os comportamentos e condutas dos indivíduos na sociedade. 

A presente atividade é viável para qualquer série do ensino fundamental e médio, desde que, a linguagem seja adaptada e contextualizada com a realidade do aluno. Esqueça os contos de fadas e as histórias de lobsomem, viva o real, apresentando as misérias e as maravilhas que os homens vivem nos ambientes sociais. Os alunos sabem grande parte de bons modos, estes são aprendidos na sua própria casa. Na escola deve haver um aperfeiçoamento  e ampliação dos laços de vivências.

     PRIMEIRA ETAPA

Após um breve debate , os alunos utilizará a criatividade de  na sala de aula exercerem atitudes comportamentais éticos. Vale ressaltar que tais atitudes sempre objetiva o alcance (para beneficiar) o outro (colega, amigo e etc..), e como conseqüência (espera-se) obter o mesmo tratamento. A maior façanha do professor para com o aluno é desencadear as práticas dos valores éticos de modo a ultrapassar os muros físicos e ideológicos que servem como barreiras de realizações sociais. Se conseguirmos alterar as atitudes dos da escola, ganhamos uma parte do todo, se as mesmas são vivenciadas  nas comunidades, aumentamos as partes, e constantemente produziremos uma espectativa de sujeitos "modelos" para serem imitados conscientemente por outros. A equidade pode não ser o dia a dia da maioria das pessoas, mas a necessidade de respeitar é uma obrigação dos humanos que desejam viverem socialmente integrados.

SEGUNDA ETAPA

Práticas a serem evitadas na sala de aula: jogar lixo no chão, falar palavrões, agressões verbais e físicas, apelidos que denotem preconceitos ou discriminação, arrastar a cadeira, conversar paralelamente enquanto o professor ensina e etc...

Ao perceber transgressões nestas regras estabeleça uma punição de perda de pontuação correspondente a nota do mês. O intuito é conscientizar que quem não se comporta da melhor maneira possível, sempre sofrerrar algumas conseqüências; estas podem ser de grau simples ou elevados.

TERCEIRA ETAPA

Elaboração de uma tabela comparativa e de um painel de imagens.

Nunca esqueça que o campo visual é também um meio de aprendizagem muito importante, por isso proponho  além da tabela comparativa, onde alunos e professores buscaram entender os comportamentos em ambientes e profissões. As imagens terá um papel de materialização da análise subjetiva anterior. Isso levará os discentes refletirem criticamente sobre os códigos de condutas e as práticas presenciadas nas imagens, apesar das distorções ou hipocrisia de grande parte da população, cabe ao professor comandar o discurso coerente e defender as boas práticas que levem a uma perspectiva de um mundo melhor, mesmo que pareça utópico. Segue-se abaixo os passos para a construção do painel:

1-  JUNTO COM OS ALUNOS, CONSTRUA UMA LISTA DE TIPOS DE COMPORTAMENTOS ÉTICOS.

2 - RELACIONE OS TIPOS DE ÉTICAS COM PROFISSÕES MAIS PRÓXIMA DA REALIDADE DOS ALUNOS.

3 - PEÇA PRA ELES DESCREVEREM DE MODO BÁSICO O AMBIENTE DESSAS PRÁTICAS.

4 -  BUSQUE IMAGENS CARACTERÍSTICAS DAS SUGESTÕES ACIMA CITADAS, PARA MONTAR UM PAINEL ÉTICO. ESTAS IMAGENS PODEM SER RETIRADAS DE PERIÓDICOS OU DA INTERNET (www.google.com).

5 - EXPONHA O PAINEL EM UM MURAL BEM VISÍVEL, PRA CHAMAR A ATENÇÃO DE TODOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO.  

6 - SOLICITE UMA REDAÇÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DO PAINEL, E ANALISE SISTEMATICAMENTE OS PONTOS FORTE (POSITIVO) E OS PONTOS (FRACOS) NEGATIVOS DA ATIVIDADE.

7 - ATRIBUA UMA NOTA CONSIDERÁVEL AOS PARTICIPANTES, E APRESENTE CRÍTICAS CONSTRUTIVAS E ELOGIOS SINCEROS.

8 - CONVIDE SEUS ALUNOS A PARTICIPAREM DE UMA EXPOSIÇÃO ORAL NA SALA, ARESPEITO DE TODA EXECUÇÃO DO TRABALHO.

9 - SEJA OTIMISTA E ESTIMULE AOS ALUNOS PRATICAREM COTIDIANAMENTE AS PRÁTICAS  ÉTICA, DANDO OPINIÕES DE CIDADANIA, HONESTIDADE, RESPEITO E ETC....

QUARTA ETAPA

Elabore o painel com os alunos deixando espaço para a criatividade, mesmo que pareca destoante com a temática, mantenha a postura de mediador do conhecimento e não um detentor do mesmo. Após a conclusão você pode expressar-se com maior aporte de informações e sugestões de melhoramentos.

 Tabela sugestiva



Painel sugestivo


Comments

No response to “A ÉTICA NÃO MORREU”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Postar um comentário

Laboratório de ensino de geografia. Blog utilizado como processo avaliativo.
Idealizadores: Adeilton dos Santos e Fernanda dos Santos