Abaixo será demonstrada uma dinâmica a ser utilizada entre alunos do 7º ano do ensino fundamental, onde eles terão que identificar as características a partir das diferenças e semelhanças (estas se houver) entre duas regiões brasileiras, seja, Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, proponho que uma delas faça parte da vivência desses alunos para que eles conheçam mais profundamente a região que abrange seu Estado de moradia, comparando-a com uma outra região.
É importante salientar, que essa dinâmica deva ser realizada após a explanação do conteúdo pelo docente, com o intuito de que esse conhecimento inicial seja aprimorado a partir da prática educativa de maneira mais descontraída.
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
OBJETIVO: Conhecer as características intra-regionais físicas e econômicas, identificando suas semelhanças e diferenças.
PREPARAÇÃO: Após a explicação do conteúdo em aulas anteriores sobre determinadas regiões brasileiras, o professor deve entregar a cada dupla um texto base que aborde todos os assuntos relacionados as duas regiões que serão trabalhadas, ou se preferir usar o livro didático, onde os estudantes mesclarão os temas que se refiram as características físicas e econômicas.
APLICAÇÃO: Entregar uma cópia da atividade a ser feita para cada dupla, e pedir que eles identifiquem a partir do texto base e do conhecimento já adquirido, as características físicas como: clima, relevo, hidrografia, vegetação, e também econômicas a exemplo: extrativismo, agricultura, pecuária, pesca, e ao concluí-las, apontar as devidas semelhanças e diferenças. Ao término da dinâmica, o professor deve recolhê-los para a correção.
Exemplo da Atividade: | |||||||||||
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