É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol
É peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o MatitaPereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira
É o vento ventando, é o fim da ladeira
É a viga, é o vão, festa da cumeeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira
É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de atiradeira
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão
É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto o desgosto, é um pouco sozinho
É um estrepe, é um prego, é uma ponta, é um ponto
É um pingo pingando, é uma conta, é um conto
É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando
É a luz da manhã, é o tijolo chegando
É a lenha, é o dia, é o fim da picada
É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada
É o projeto da casa, é o corpo na cama
É o carro enguiçado, é a lama, é a lama
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um resto de mato, na luz da manhã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
É uma cobra, é um pau, é João, é José
É um espinho na mão, é um corte no pé
São as águas de março fechando o verão,
É a promessa de vida no teu coração
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
pau, pedra, fim, caminho
resto, toco, pouco, sozinho
caco, vidro, vida, sol, noite, morte, laço, anzol
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração.
Refletindo a temática da música, ela fala do dia-dia, da rotina, da vida, dos acontecimentos, em geral do transcorrer do tempo.
Então a partir da reflexão da letra musical, podemos fazer uma relação do tempo com a geografia .
O tempo geográfico pode ser associado e trabalhado pelo docente desde as questões que vão da importância do dia e da noite, sua duração e influência no movimento de rotação da terra, a quantidade de dias que regem o ano e o movimento de translação, as estações do ano tendo como influente o clima, e os fenômenos climáticos.
O tempo geológico da evolução da terra que é diferente do nosso tempo ou do tempo da vida humana.
Pode ser abordado além disso o estudo da evolução espacial a partir das transformações e da complexidade das relações tendo o homem como principal agente desse processo. Como vemos, são inúmeras as possibilidades de abordagens que podem ser realizadas.
Partindo agora para a inclusão, as pessoas a cada dia buscam "partilhar" as informações com diversos outros grupos sociais. Um exemplo excelente é a INTERNET, por isso se faz necessário transmitir essas mesmas informações para grupos de indivíduos que apresentam algumas "deficiências" na captação desses conhecimentos, mas que nem por isso os tornam incapazes de adquirirem através de outros recursos aprimorados. É o caso da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) que difunde dentro das relações pessoais e de comunicação a aproximação dos dois grupos diferentes: Os ouvintes e os deficiêntes auditivos.
Vejamos a mesma música apresentada escrita acima em um vídeo transliterado em LIBRAS, logo abaixo.
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