A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

sexta-feira, 10 de junho de 2011

      A música no contexto escolar é de fundamental importância no incentivo a reflexão e interpretação. As percepções das realidades em forma melódica promove um relaxamento mental e uma quebra do modelo cotidiano e tradicional de ensino...





       Incrementando as aulas de geografia com recursos audiovisuais, os alunos manifestam um maior interesse de participarem das atividades, pelo fato deste recurso ser muito comum na vivência em família e sociedade. Algumas sugestões são interessantes ressaltar:

Ø  O educador deve ler e interpretar antes mesmo de levar a sala de aula. Procurar significados literal e figurado das palavras na escrita da música, para que não deixa de ser aula de geografia, para ser aula de música.

Ø  Após a elucidação das frases o professor deve contextualizar, tomando como base as realidades da comunidade, da escola e da vida dos alunos (quando relatado pelos mesmos ou percebido pelo mestre), sem ofensas ou preconceitos.

Ø  Identificar os elementos nas paisagens e dar uma significação para os mesmos, são tarefas preponderantes para um melhor aproveitamento da relação professor-aluno, que por sua vez se deve primar pela produtividade na construção do saber geográfico.

Ø  Com a "letra" da música em mãos o aluno e o professor faria uma interlocução com perguntas e respostas, sem distanciar das temáticas. Quando o texto estiver elaborado é de suma importância sua exposição para outros alunos de séries diferentes, ou seja, uma colagem em um mural ou varal, afim de que uma considerável gama de "críticas" e julgamentos, levante um debate teórico das informações expostas.

A proposta é colaborar com as diversas criatividades das montagens das imagens, bem como das inúmeras idéias de ver o mundo em seu entorno. Leiamos a música agora:

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol

É peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o MatitaPereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira

É o vento ventando, é o fim da ladeira

É a viga, é o vão, festa da cumeeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira

É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de atiradeira
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão

É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto o desgosto, é um pouco sozinho
É um estrepe, é um prego, é uma ponta, é um ponto
É um pingo pingando, é uma conta, é um conto

É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando
É a luz da manhã, é o tijolo chegando
É a lenha, é o dia, é o fim da picada
É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada

É o projeto da casa, é o corpo na cama
É o carro enguiçado, é a lama, é a lama
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um resto de mato, na luz da manhã

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração

É uma cobra, é um pau, é João, é José
É um espinho na mão, é um corte no pé

São as águas de março fechando o verão,
É a promessa de vida no teu coração

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
pau, pedra, fim, caminho
resto, toco, pouco, sozinho
caco, vidro, vida, sol, noite, morte, laço, anzol

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração.

Refletindo a temática da música, ela fala do dia-dia, da rotina, da vida, dos acontecimentos, em geral do transcorrer do tempo.
           
Então a partir da reflexão da letra musical, podemos fazer uma relação do tempo com a geografia .

O tempo geográfico pode ser associado e trabalhado pelo docente desde as questões que vão da importância do dia e da noite, sua duração e influência no movimento de rotação da terra, a quantidade de dias que regem o ano e o movimento de translação, as estações do ano tendo como influente o clima, e os fenômenos climáticos.
 O tempo geológico da evolução da terra que é diferente do nosso tempo ou do tempo da vida humana.
 Pode ser abordado além disso o estudo da evolução espacial a partir das transformações e da complexidade das relações tendo o homem como principal agente desse processo. Como vemos, são inúmeras as possibilidades de abordagens que podem ser realizadas.

           Partindo agora para a inclusão, as pessoas a cada dia buscam "partilhar" as informações com diversos outros grupos sociais. Um exemplo excelente é a INTERNET, por isso se faz necessário transmitir essas mesmas informações para grupos de  indivíduos que apresentam algumas "deficiências" na captação desses conhecimentos, mas que nem por isso os tornam incapazes de adquirirem através de outros recursos aprimorados. É o caso da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) que difunde dentro das relações pessoais e de comunicação a aproximação dos dois grupos diferentes: Os ouvintes e os deficiêntes auditivos.

Vejamos a mesma música apresentada escrita acima em um vídeo transliterado em LIBRAS, logo abaixo.



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Laboratório de ensino de geografia. Blog utilizado como processo avaliativo.
Idealizadores: Adeilton dos Santos e Fernanda dos Santos