I - A supervalorização da memorização das informações feitas pelos estudantes
II - A dissociação das relações homem x natureza de forma integrada, fazendo apenas uma simples descrição da paisagem, fragmentando o físico do humano.
III - Não contribui para que o aluno a refleta de forma crítica sobre a realidade do espaço vivido, camuflando as experiências reais. Porém, tem aspectos positivos: relação professor e aluno, compreensão das dificuldades de construção do conhecimento em conjunto.
2 Qual geografia você pretende trabalhar, a física ou a humana? Você concorda essa dicotomia?
I - Não. Essa dicotomia não deveria haver. O aspecto físico e o humano se completam, a imbricação entre eles é o que gera e transforma o espaço. O físico reflete a ocupação humana segundo seus interesses, e estes modelam a paisagem natural.
II - A prática do ensino da geografia de modo inter-relacionado entre os elementos da natureza e as formas de organização “espacial” se torna uma tendência pedagógica, desde que seja permeada de uma criticidade “moderada”, consciente e imparcial das diversas realidades Sócioespaciais.
3 Quais as perspectivas da geografia escolar?
Tornar a geografia atraente, desmistificando o que está estabelecido; enquanto seu ensino, ir além da leitura ao contextualizá-la, nas explicações facilitar a visão do aluno com o meio ao qual ele está inserido ou da memorização para fazê-lo pensar, e garantindo um bom aprendizado, partindo da realidade concreta do aluno.
4 O que você pode fazer para melhorar a relação ensino aprendizagem?
Inovar, mostrando a realidade para o aluno, a partir de sua realidade, sair do cotidiano da leitura e cópia com atividades que despertem o interesse do aluno, seja brincadeiras, diante da possibilidade da escola, trabalhos de campo para visualização e composição, mostrando como o espaço é pensado e organizado. Fazê-lo pensar e desmitificar o que esta estabelecido, através de diálogos.
COMO DEVEM SER AS AULAS, A POSTURA DO PROFESSOR E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS
COMO DEVEM SER AS AULAS, A POSTURA DO PROFESSOR E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS
AULAS
Devem permitir diálogos para uma melhor transmissão do conhecimento, tornar a aula mais prazerosa mesmo através de brincadeiras, fazendo todos os alunos participarem.
POSTURA DO PROFESSOR
Trazer a realidade para o aluno, para ajuda-lo a fazer uma reflexão sobre o mundo, sobre a organização do espaço, sobre as relações entre o homem e a natureza.
USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS
I - O livro deve ser um acompanhamento até por questão de organização dos assuntos que são abordados para não deixar o aluno perdido, porém não um guia de forma a transmitir somente o que nele há.
II - Se possível a exibição de filmes e músicas para trazer uma visão mais crítica do que é transmitido através deles.
III - Materiais para brincadeiras, como jogos abordando os assuntos, com o intuito de despertar os alunos, trazendo a sua participação de forma ativa em sala de aula.
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One response to “O CONTRASTE NO ENSINO DA GEOGRAFIA TRADICIONAL E DA GEOGRAFIA MODERNA.”
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Formas bastante atrativas de postagem, sobretudo desta primeira atividade convertida em perguntas e repostas introdutórias ao blog como um todo. MUITO BOM TRABALHO!!!! Prof Rose
18 de maio de 2011 às 17:07Postar um comentário